WhatsApp Marketing: conheça os benefícios da ferramenta

O WhatsApp é um dos recursos de comunicação mais usados no Brasil. Não são apenas pessoas comuns que aproveitam os benefícios da ferramenta. Diversas empresas aproveitam as funcionalidades do aplicativo para se comunicar com os colaboradores e clientes. Dessa forma, surgiu o WhatsApp Marketing, uma estratégia focada no uso do app.

O WhatsApp Marketing ajuda a empresa a divulgar os seus produtos, negociar, fechar vendas e mais uma série de vantagens. Veja a seguir quais são os benefícios de usar essa ferramenta em sua loja de roupas.

O que é o WhatsApp Marketing?

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

O WhatsApp Marketing é uma estratégia que pode ser utilizada de diversas formas. Para confecções e lojas de moda, a forma mais utilizada é a de divulgação e venda de produtos. Por meio do WhatsApp Marketing, a empresa consegue se aproximar do público, apresentar suas novidades e ofertas.

Além disso, é possível manter contato ativo e direto, impactando-o de forma individual ou personalizada. A loja pode criar algumas campanhas de aniversário e enviar todos os meses aos aniversariantes. Outras ações também podem ser criadas, veja alguns exemplos:

  • Datas comemorativas: antecipe as vendas de Dia das Mães, Dia dos Pais, Namorados etc. Envie mensagens aos clientes avisando sobre as opções que a loja tem disponível para cada data.
  • Dias de presente: outra forma de aproveitar a data comemorativa é criar grupos de presentes de acordo com o perfil do presenteado. Por exemplo, “Mãe da Moda”, uma lista de peças que são tendência. “Namorada Romântica”, uma combinação de looks bem românticos para presentear a amada. “Pai esportista”, uma lista de tênis especiais para atividades físicas. E assim por diante.
  • Alertas de novidades: sempre tem aquele cliente que quer ser o primeiro a receber as novidades. Para esse perfil, crie um grupo ou envie individualmente com fotos, informações e preços detalhados.
  • Dicas de moda: enviou algumas peças para os clientes? Aproveite e encaminhe referências de como usá-las.

Existem inúmeras ações que podem ser criadas, basta ter criatividade e planejamento na execução. Além disso, tenha cuidado. Não bombardeie o seu cliente com um monte de propaganda, ele não vai gostar.

5 vantagens de usar o WhatsApp Marketing em sua loja

1. Maiores chances de contato com o cliente

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

Provavelmente, o seu cliente utiliza o WhatsApp, com isso é muito mais fácil encontrá-lo e manter uma comunicação ativa. A informação pode ser solicitada durante uma compra, por meio de um cadastro. Nesse momento, você solicita a autorização do cliente para o envio de comunicações da loja.

2. Versatilidade de conteúdo

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

No WhatsApp é possível enviar texto, imagens, documentos, vídeos, áudios etc., o que permite que você use a criatividade na hora de criar os conteúdos. Se o cliente não pode ver um vídeo de 3 minutos, envie um áudio contando sobre as novidades.

O uso da ferramenta permite que você adapte o seu conteúdo para atender as necessidades do seu cliente.

3. Comunicação ágil

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

A comunicação corre na velocidade da internet, onde as pessoas permanecem conectadas a maior parte do tempo. Ou seja, você vai enviar uma mensagem e o cliente receberá no mesmo momento.

Isso proporciona maior agilidade para as vendas. O cliente pode manifestar seu interesse pela peça no momento em que receber a sua comunicação.

4. Promove o relacionamento com o cliente

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

A comunicação no WhatsApp é mais intimista, afinal não é todo mundo que tem o número de telefone do cliente. Esse é um grande potencial para quem quer construir um relacionamento com o público.

5. Facilita o atendimento ao cliente

WhatsApp-Marketing-conheça-os-benefícios-da-ferramenta

Hoje em dia, a maior parte das pessoas preferem usar a internet do que o telefone ou e-mail para entrar em contato com uma marca. Essa tendência facilita o atendimento e a comunicação entre ambos. Por meio do WhatsApp, sua marca pode oferecer suporte ao consumidor e solucionar seu problema com maior rapidez.

Apesar de oferecer tantos benefícios para as marcas e para o cliente, é preciso ter cuidado com a ferramenta. O WhatsApp Marketing é uma estratégia, por isso deve ter objetivo e contar com um bom planejamento. O envio de mensagens desenfreadas e sem foco não resultarão em vendas para sua loja. Da mesma forma que um mau atendimento pode prejudicar a imagem da sua empresa.

Por esses e outros motivos, é fundamental contar com o apoio e a orientação de profissionais especializados. Antes de começar a sua estratégia de WhatsApp Marketing, converse com a nossa equipe.

Notícias relacionadas

Conheça mais sobre as ferramentas de integração de atendimento...
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma solução...
WhatsApp chat