Realidade aumentada no Instagram: como usar nas vendas da sua loja?

A realidade aumentada é um sistema que permite a interação entre o mundo físico e o mundo digital. Ou seja, o usuário consegue interagir com elementos que estão em um campo digital, como por exemplo em uma rede social, aplicativo ou software.

O recurso já vem sendo utilizado na moda, por algumas marcas que investiram na tecnologia. Por meio da ferramenta, o cliente consegue ver como uma peça de roupa ficará em seu corpo sem precisar experimentá-la. Com isso, o sistema ajuda nas vendas e facilita a vida do usuário.

O Instagram acaba de disponibilizar a ferramenta para algumas marcas proporcionarem essa facilidade aos seus clientes. A realidade aumentada pode ser um grande estímulo para as vendas. Apesar de estar disponível apenas para alguns parceiros, entender como a ferramenta funciona, antes de chegar ao mercado, te ajudará a se preparar para usá-la no futuro. Saiba mais a seguir!

O que é realidade aumentada e como utilizar nas vendas?

REALIDADE-AUMENTADA-NO-INSTAGRAM

A realidade aumentada é um recurso utilizado para integrar situações do mundo físico com elementos do universo digital. É como se o usuário pudesse ser transportado para um ambiente paralelo ou se um elemento que só existe digitalmente fosse inserido na vida real.

De forma prática, é possível colocar o usuário, em movimento, em um cenário paradisíaco do outro lado do mundo. Ou mesmo trazer um astro do cinema para fazer uma foto com um fã no sofá de sua casa.

Diversas empresas já estão utilizando a realidade aumentada para criar campanhas, oferecer serviços e facilitar a vida de seus clientes. A indústria da moda foi uma das primeiras a investir na solução.

No Brasil, a Riachuelo lançou uma coleção para o Dia das Crianças, em 2015, em que ao usar a câmera do smartphone era possível ver os personagens da roupa interagindo com quem estava vestindo a peça.

Com a realidade aumentada, é possível até experimentar a peça sem ir até a loja. O cliente usa ou tira uma foto, na mesma posição em que a peça está e utiliza para ver se ficaria bem ou se gostou da peça em seu corpo. Uma facilidade para quem quer comprar pela internet, mas não se sente seguro.

Compras no Instagram com realidade aumentada

O Instagram acaba de lançar a sua ferramenta de realidade aumentada, que permite aos usuários testarem os produtos dos parceiros da plataforma. Por enquanto, apenas as marcas MAC e Nars, de cosméticos, e Ray-Ban têm acesso ao recurso. Posteriormente, a liberação da ferramenta será feita para marcas dos mesmos segmentos.

Ainda que não esteja disponível para todos, é importante conhecer o novo recurso e entender como vai funcionar. Assim, quando for lançado para todas as marcas, sua empresa estará preparada para utilizá-lo, podendo sair à frente dos concorrentes.

REALIDADE-AUMENTADA-NO-INSTAGRAM-2

Como funciona a realidade aumentada no Instagram?

Com a realidade aumentada no Instagram, o usuário consegue testar o produto e saber como vai ficar. No momento, por estar disponível apenas para cosméticos e óculos, o usuário consegue ver as cores dos batons e testar os modelos de óculos em seu rosto. A tecnologia usada no sistema de realidade aumentada no Instagram é a mesma usada para criar filtros e efeitos de câmera nas redes sociais do grupo Facebook.

Para ter acesso ao recurso, o usuário passará por 3 etapas, uma em cada tela:

  • Primeiro o usuário encontra a tag de marcação no post;
  • Depois de clicar na tag de marcação do produto, é levado para a página do produto;
  • Por último, na terceira tela, o usuário ativa o filtro de realidade aumentada no Instagram.

REALIDADE-AUMENTADA-NO-INSTAGRAM-1

Com o sistema ativado, o usuário pode testar o produto, ver como vai ficar e realizar a compra. Recentemente, o Instagram também liberou a função de checkout na plataforma, permitindo que os usuários finalizem suas compras sem sair da rede. A função, porém, está disponível apenas para alguns parceiros.

Além de gerar vendas dentro da plataforma, o Instagram também espera que o recurso seja mais uma ferramenta de interação e engajamento. A ideia é que, ao testar o recurso, os usuários compartilhem a sua experiência em seus stories.

Esteja preparado para utilizar a realidade aumentada no Instagram

Ainda não sabemos quando a realidade aumentada no Instagram será disponibilizada para todas as marcas. Se é que isso vai acontecer. O que sabemos é que os projetos do grupo Facebook acontecem de forma rápida. As ideias surgem, são executadas, colocadas em teste e lançadas. Tão rapidamente que, muitas vezes, não somos informados nem sobre o andamento do projeto.

Entretanto, as chances do recurso fazer sucesso entre os usuários é grande. Por isso, é importante estar preparado.

Quem trabalha com revenda de roupa terá um grande aliado nas mãos. Será possível apresentar as peças às clientes, deixá-las testar e fazer pedido apenas dos produtos que geraram maior interesse. Para as lojas, a divulgação das peças vai permitir que o cliente chegue mais determinado, com o produto que deseja em mente.

Se você quer se preparar para estar entre os primeiros que vão lançar esse recurso no Instagram de sua loja, a dica é fazer fotos bem produzidas dos seus produtos. Invista em imagens com o fundo branco. Fotografe as peças em diferentes posições e ângulos, isso facilitará na hora de subir as imagens na plataforma. Faça as fotos como se fosse utilizá-las em um e-commerce, pois o Instagram está caminhando para se tornar um.

Não tem ideia de como fazer tudo isso? Entre em contato com a nossa equipe. Vamos te ajudar!

Notícias relacionadas

WhatsApp chat