Qual é o momento certo de incluir CTA no conteúdo?

Call to Action (CTA) é um botão que chama o usuário para realizar uma ação em um site, e-commerce, conteúdo, material etc. A empresa pode usar o CTA em diferentes situações de sua estratégia. Entretanto, é preciso ter cuidado com o recurso. O uso em excesso ou de forma errada pode prejudicar toda a ação.

Neste texto, vamos falar sobre o uso de CTAs em conteúdo – uma das formas mais utilizadas na internet. Você sabe qual é o momento certo de incluir um CTA no seu conteúdo? Será que está usando o CTA adequadamente no meio dos seus posts? Descubra a seguir.

O que é CTA (Call to Action)?

CTA é uma ferramenta utilizada na internet para conduzir o leitor ou cliente para uma ação. O recurso pode aparecer em diversas formas, como um botão ou como uma frase, por exemplo. Você convida o leitor a clicar em outro texto? Direciona-o para uma landing page ou para que ele entre em contato com a sua equipe? Então, você está usando um CTA.

No e-commerce, o CTA aparece mais como um botão. Por isso deve ser atrativo e se destacar dos elementos que estão ao seu redor.

O objetivo do CTA é fazer com que o leitor ou cliente execute uma ação, como enviar um formulário de cadastro, com suas informações, baixar um material, ler outro conteúdo ou fazer uma compra. O botão “comprar”, que vemos em lojas virtuais, também é um CTA.

Apesar de ter uma função simples, nem sempre o CTA é usado adequadamente. A inserção de CTAs de forma equivocada ao longo do conteúdo podem prejudicar a leitura do público, dispersá-los ou fazer com que abandonem seu texto. Por isso, é fundamental saber a hora certa de inserir essa chamada em seu conteúdo.

Como saber o momento certo de adicionar um CTA ao seu conteúdo?

Qual-é-o-momento-certo-de-incluir-CTA-no-conteúdo

Não existe uma fórmula que determine o local correto de colocar um CTA. Isso vai depender do conteúdo, dos objetivos da marca, entre outros fatores. No entanto, algumas orientações podem te ajudar a entender melhor como usar esse recurso. Um deles é analisando os resultados dos CTAs que já estão sendo usados em seu blog. A outra forma é por meio de pesquisas e testes, você pode usar pesquisas de mercado ou fazer um teste com a sua audiência.

Um levantamento realizado pela Nielsen e Taboola, mostram quais são os pontos-chave em um conteúdo que fazem com que o leitor reaja a uma chamada para ação. Veja quais são!

Atenção de peixe dourado

O estudo levanta uma questão importante e que envolve questões cognitivas do ser humano. As pessoas têm atenção de oito segundos, assim como um peixe dourado. Por isso, anunciantes, produtores de conteúdo e empresas brigam pela a atenção do público e para mantê-lo envolvido em sua informação. Por isso, o CTA deve ser claro e objetivo. O leitor deve entender e responder rapidamente.

atenção de peixe dourado

Pessoas perdem o foco facilmente

Um texto sem qualidade ou sem informações relevantes, segmentado incorretamente, fora de contexto, entre outras questões fazem com que o leitor perca o foco. O leitor vai ler todo o conteúdo se ele for interessante, conversar com o leitor e apresentar informações relevantes. Do contrário, a reação natural é o leitor sair da página. Dessa forma, como chegará ao CTA?

Não é por isso, porém, que o CTA será colocado no início do texto, pois isso pode causar uma impressão ruim no público. Levando-os a pensar que o conteúdo tem apenas o objetivo de venda. Um texto deve ter um CTA no início apenas quando o link a chamada é relevante

Entender o momento é importante

Cada leitor ou cliente está em um momento diferente e essa informação vai te ajudar a construir um conteúdo melhor e mais relevante. Um exemplo é em épocas como dia do consumidor, Black Friday ou Natal. Nesses períodos, o cliente está aberto a receber ofertas. Muitas vezes está procurando por elas ativamente. Por isso, esse é um bom momento para o e-commerce enviar anúncios e mensagens de vendas.

No conteúdo informativo, você deve entender o que o seu público está procurando. Quando uma nova tendência da moda surge no mercado, as mulheres estão mais abertas a receber ou procurar informações sobre a peça.

Conceito de carga cognitiva

O estudo testou especificamente a atenção e a resposta emocional das pessoas a vários encontros de conteúdo e usou a IA e a realidade virtual para analisar medidas oculares únicas, a fim de identificar a reação das pessoas ao conteúdo. Ele analisou a atenção e as respostas emocionais nos feeds (experiências no final do artigo) e vídeos (Taboola x Facebook x YouTube).

Um dos itens únicos deste trabalho é o conceito de carga cognitiva – toda a quantidade de esforço mental usado pela memória de trabalho. Quanto maior a carga cognitiva, mais difícil é para o leitor receber novos conteúdos – no entanto, quando a carga cognitiva é baixa, fica mais fácil.

Melhor momento para CTA

A pesquisa mostra que há uma carga cognitiva 8% menor no final de um artigo, aumentando assim a probabilidade do leitor se envolver com uma próxima ação (ou CTA) na parte inferior de uma peça.

Veja outros insights importantes do estudo:

  • Os participantes da pesquisa tiveram a mente mais aberta depois de ler um artigo;
  • O leitor, geralmente, converte em um CTA após 20 e 30 segundos de envolvimento com conteúdo (não é de leitura, mas de envolvimento);
  • A parte inferior do artigo proporciona maior oportunidade de conversão em um CTA;
  • Os feeds de rolagem contínua geram 20% mais atenção;
  • Os feeds de rolagem contínua geram uma resposta emocional 17% mais alta;
  • Os vídeos apresentados em um feed infinito geraram uma atenção 25% maior que os anúncios anteriores ao YouTube.

O estudo fornece evidências do valor do espaço no final conteúdo. Uma área que proporciona melhor oportunidade para adicionar uma chamada para ação. Nesse espaço, é mais provável que os consumidores se envolvam porque sua carga cognitiva é menor, sua atenção é alta e seu estado emocional é bom.

Ainda se sente inseguro para usar um CTA em seu conteúdo ou quer saber se está usando corretamente? Converse com a nossa equipe, podemos te ajudar.

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat