Orçamento de marketing: como definir o budget de suas ações

O orçamento de marketing deve ser definido ainda no início do ano, pois vai determinar quais serão os investimentos na divulgação da empresa. Algumas ações podem ser adotadas para entender o cenário e chegar ao melhor valor.

Neste artigo, vamos mostrar alguns pontos que você deve avaliar antes de definir o orçamento de marketing da sua empresa. Confira!

5 orientações que vão te ajudar a definir o orçamento de marketing para 2020

Orçamento-de-marketing-como-definir-o-budget-de-suas-ações

Defina os objetivos

O que a sua empresa pretende conquistar esse ano? Quer melhorar seu posicionamento do mercado? Ser reconhecida? Atrair mais clientes? Dobrar as vendas? A definição da estratégia vai te ajudar a entender quanto será necessário investir e onde.

Ações focadas em vendas, por exemplo, podem ser direcionadas para canais específicos e exigir um orçamento menor. Entretanto, quanto maior o investimento, maiores são as chances de aumentar as vendas.
Quando o objetivo é melhorar o posicionamento da marca no mercado ou tornar a marca reconhecida, o investimento é mais alto, pois depende de mais canais.

Avalie o investimento do ano anterior

Faça um levantamento das ações que foram realizadas no ano anterior, quanto foi estimado para o orçamento do ano e quanto foi gasto efetivamente. Esse valor vai dar uma base para o próximo orçamento.

Determine quais canais vão receber investimento

A sua empresa não precisa ter um planejamento de ações antes de definir o orçamento. Afinal, o planejamento vai depender do orçamento, mas é possível já ter em mente quais serão os canais de divulgação que receberão investimento.

Determine em quais redes sociais quer investir, se haverá investimento para veículos off-line e quais, ações com influenciadores etc.

Considere a contratação de parceiros e ferramentas

Além do valor que será investido na divulgação, é preciso considerar a contratação de ferramentas e parceiros. A sua empresa vai fazer toda estratégia de marketing ou vai contratar uma agência especializada? No caso da contratação de terceiros, é necessário considerar um teto para o investimento.

Sua empresa pode precisar de plataformas de automação de marketing, agendamento, gestão de projetos, além de licenças e outros custos. Converse com um profissional do setor para ter uma dimensão de custos.

Defina um teto de gastos

O orçamento de marketing deve ser definido para evitar que as empresas gastem mais dinheiro do que o necessário e possam programar suas despesas. Dessa forma, é possível diluir os gastos pelos meses do ano, de forma que não fique tão pesado para a empresa.

Definir um teto de gastos vai garantir que o investimento não ultrapasse o necessário, permitindo que a empresa se organize de acordo com os custos que forem surgindo. Algumas despesas são difíceis de mensurar, nesse caso, você pode fazer um orçamento, com base nas ações que foram feitas no passado para avaliar quanto vai investir este ano.  Temos um conteúdo que pode te ajudar a mensurar os custos que terá contratando uma agência de marketing digital. Confira no link.

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat