Instagram oculta curtidas nas fotos: veja o que muda

Nesta quarta-feira, 17 de julho de 2019, o Instagram começou a ocultar as curtidas nas fotos dos usuários. A ação começou como um teste, que já foi realizado no Canadá, e será usado para avaliar como os usuários reagem com o novo modelo da plataforma. O Instagram oculta curtidas nas fotos e o que muda de fato para as empresas?

Muitas marcas, influenciadores e agências estão preocupados com os rumos que essa nova dinâmica. Quais são as consequências para as relações de trabalho, negociações e vendas que se seguirão de agora em diante? Neste artigo, vamos explicar sobre os teste e o que você deve esperar deles. Confira!

Instagram oculta curtidas nas fotos

Na manhã do dia 17, o Instagram anunciou, por meio de uma nota à imprensa, que começaria a retirar a visualização dos likes nas fotos dos usuários. Na notícia, divulgada pelo G1, há um exemplo de como ficará o novo layout da visualização.

Antes da mudança, os seguidores de um perfil conseguiam ver o total de curtidas que uma foto recebeu. A sinalização era “curtido por fulano e 54.978 pessoas”.

Instagram oculta curtidas nas fotos veja o que muda

Agora, a imagem fica com a marcação de “curtido por fulano e outras pessoas” (fazendo menção a um usuário que o perfil também segue).

Instagram oculta curtidas nas fotos veja o que muda

Porém, é possível saber quem curtiu clicando na informação. Uma caixa com a listagem do perfil dos usuários que curtiram vai aparecer. Quem tiver tempo e motivação suficientes, pode conferir a quantidade de curtidas por essa caixa de informações.

As consequências de uma vida de fama no Instagram

De acordo com o Instagram, o objetivo da mudança é reduzir os índices de ansiedade e depressão que estão sendo causados pela rede social. A empresa não vê como saudável a disputa por likes de seus usuários. A plataforma deve ser um recurso para compartilhamento de conteúdo vídeo ou imagem. Sempre pensando na informação e conteúdo relevante que está sendo transmitido ao usuário.

O que temos visto há alguns anos não tem sido bem isso. Um mercado de compra de seguidores e likes foi criado e se desenvolveu por causa do desejo dos usuários em se tornarem influenciadores. Há uma gana por se tornar famoso e fazer parte do universo dos Instagramers.

Muitos produtores de conteúdo já se manifestaram sobre os malefícios que essa fama e a falta de divisão entre a vida profissional e pessoal está causando para a saúde mental. Pessoas que têm perfis com muitos seguidores estão desenvolvendo depressão e ansiedade e colocam a vida na internet como a responsável por esse novo mal. Especialistas afirmam que a mudança será positiva para todos.

O que muda sem os likes no Instagram?

O Instagram espera que com essa mudança os criadores de conteúdo se preocupem mais com a produção em si, sua qualidade e relevância para os usuário. Não levem mais em consideração os macetes que são divulgados para garantir os likes nas fotos, como postar selfie, por exemplo.

Mas o que de fato muda com o fim dos likes? Primeiramente, é importante reforçar que esse é um teste que o Instagram está fazendo. A interação e a reação dos usuários da rede serão avaliados, caso não proporcionem resultados positivos para a empresa, tudo pode voltar a ser como era antes ou ter uma nova mudança. Por isso, não se apeguem a esse novo modelo temporário. Agora, veja a seguir o que vai mudar de fato:

Likes continuam visíveis para o dono da conta

Instagram oculta curtidas nas fotos veja o que muda3

Você tem uma loja de roupas e está preocupado com essa mudança? O acesso aos dados e informações do seu perfil comercial continuarão disponíveis para sua estratégia de marketing digital. Por meio dos relatórios, é possível avaliar o engajamento e a interação dos seguidores. Dessa forma, você conseguirá entender o que está dando certo ou não.

Os comentários permanecem

Instagram-oculta-curtidas-nas-fotos-veja-o-que-muda

Os comentários continuarão visíveis para você e o seu público. Com isso, quem acessa as fotos no seu perfil continua acompanhando as conversas, debates e dúvidas dos seus clientes. Ou seja, se você respondeu para um cliente sobre as informações de um produto, sua mensagem continuará aparecendo para todos. Continue interagindo com os seguidores, isso ajuda a estimular a interação.

Continue produzindo conteúdo relevante

Instagram-oculta-curtidas-nas-fotos-veja-o-que-muda

Agora, mais do que nunca, o conteúdo será importante. Por meio do conteúdo interessante, você conseguirá estimular as curtidas e a interação do cliente. Por mais que outras pessoas não possam ver o número de curtidas – o que muitas pessoas acreditam que pode desestimular outros likes -, se você fizer um conteúdo que o seu cliente gosta, ele vai curtir.

Agora, pelo menos, você saberá que o cliente curtiu porque realmente gostou e não porque foi influenciado pelo like de outras pessoas.

Estimule a interação

Instagram-oculta-curtidas-nas-fotos-veja-o-que-muda

Os comentários estão entre as ações mais interessantes para o Instagram. A plataforma incentiva os criadores de conteúdo a responderem seus usuários e entregam mais conteúdos que têm mais comentários. A empresa entende que se os usuários estão comentando em uma publicação é porque aquele conteúdo é relevante para eles.

Você deve estimular os seguidores a interagirem em suas publicações. Faça perguntas nas legendas ou nos vídeos que estejam relacionados com o conteúdo. A interação pode te ajudar a criar novos conteúdos, pois a partir da interação e dos comentários é possível conhecer melhor o usuário.

Use os stories

Instagram oculta curtidas nas fotos veja o que muda

Os stories contam com mais recursos de interação e outras formas de mensuração, como as enquetes, que podem te ajudar entender os interesses do público. Além disso, assim como a nova política de likes, apenas você tem acesso às informações de interação e visualização desse formato.

Para algumas empresas, os stories proporcionam mais resultados do que as publicações na timeline.

Por fim e novamente, priorize o conteúdo que é mais interessante para o seu público. Isso será possível identificar por meio das métricas de engajamento, interação e curtidas. No início, pode haver uma queda nas curtidas, pois os usuários ainda estão conhecendo e se adaptando ao novo modelo. Você terá que lidar como se fosse um começo, onde é necessário entender quais são os interesses e necessidades do seu público.

Continue produzindo conteúdo, analisando os dados e usando essas informações para direcionar suas estratégias. Precisa de ajuda com essa nova etapa? Converse conosco, vamos te ajudar a alcançar bons resultados para a sua marca.

Notícias relacionadas

WhatsApp chat