Google Tag Manager: 3 benefícios para o E-commerce

A internet ampliou o modelo de negócio de muitas empresas e, independentemente da localização, é possível alcançar novos consumidores diariamente. O crescimento de um e-commerce envolve diversos fatores como o planejamento estratégico, a contratação de profissionais especializados, os indicadores financeiros, o investimento em tecnologia e marketing digital, entre outros. 

A gestão de uma loja virtual é baseada na análise de métricas e resultados. É importante monitorar os dados, acompanhar as metas estabelecidas, compreender como os visitantes interagem no site, para avaliar os ajustes necessários em cada ação. Por isso, o Google Tag Manager (Gerenciador de Tags) é uma ferramenta que proporciona dinamismo na gestão de marketing. Acompanhe o artigo e saiba mais sobre o GTM!

Google Tag Manager: O que é?

3 benefícios do Google Tag Manager no E-commerce

Analisar dados e monitorar os visitantes que interagem no seu e-commerce é uma tarefa diária da equipe de marketing. Por isso, para otimizar essa atividade, que tradicionalmente é feita de forma manual pelos programadores, desenvolveu-se o Google Tag Manager.

O GTM colabora na coleta de informações e, tem por objetivo, evitar mudanças no código-fonte das páginas que necessitam de grandes esforços. Assim,  o Google desenvolveu essa ferramenta para gerenciar e automatizar a inserção de tags de acompanhamento em sites, tudo em um único local.

As tags são códigos que observam as atividades do usuário que navega nas páginas de um site e enviam dados para um sistema, como o Google Analytics. Assim, a inserção desses códigos nos sites é muito comum e os objetivos são diversos, como scripts de chat online, automação em marketing, mapa de calor e monitoramento de produtos que o usuário visitou. 

Um exemplo de tag é o código de rastreamento de visitas. A utilização deste script permite ter o controle que corresponde às métricas das visitas e páginas relacionadas ao site. O Google Tag Manager oferece suporte para que as tags de remarketing do Google e Facebook Ads sejam aplicadas e, os anúncios exibidos para o potencial cliente quando estiver na rede de display ou na rede social.

Além das tags, o Google Tag Manager conta com dois elementos importantes: os acionadores e as variáveis. Então, conheça mais sobre eles.

Acionadores

Os acionadores atuam como um gatilho, e são configurado previamente de acordo com a estratégia estabelecida. Como, por exemplo, podemos citar a interação de um visitante no site. A partir disso, a tag pré-determinada fica ativa e começa a realizar a coleta de dados.

Variáveis

As variáveis possuem a função de adicionar mais formas de monitoramento e condições de acionar as tags. Com a finalidade de facilitar as etapas desse processo, as variáveis atuam como uma peça que elabora outros códigos de acompanhamento do Google Analytics.  

3 benefícios do Google Tag Manager no E-commerce

Identificação de vulnerabilidades

A equipe de marketing possui a tarefa de verificar falhas e direcionar esforços para aprimorar os canais. É essencial apresentar melhorias, para adequá-lo ao visitante, sempre que for necessário.

O rastreamento realizado pelo GTM consegue detectar as vulnerabilidades e auxiliar em diversos casos. Um exemplo são as tags que identificam os itens que o usuário se interessou e hábitos de consumo, o que impacta diretamente na gestão de estoque da empresa. Ou seja, o monitoramento pode impactar nas estratégias de remarketing e e-mail marketing, com o objetivo de alcançar a expectativa do público.

Atendimento a empresas de portes variados

O Google Tag Manager pode ser útil para negócios de diferentes níveis. Por exemplo, a ferramenta possibilita alterar e inserir tags sem a obrigatoriedade de contratar um funcionário específico para a execução. 

Algumas empresas de grande porte, que utilizam uma alta demanda de tags, podem otimizar a questão com facilidade. O GTM auxilia no gerenciamento e eleva a velocidade do site. Isso proporciona melhor navegabilidade ao usuário. Assim, as páginas carregarão rapidamente, o que melhora a experiência. 

Planejamento estratégico

O gerenciamento de tags trabalha para implementar estratégias específicas. O engajamento do público e o faturamento das vendas no e-commerce são exemplos que influenciam o planejamento das ações de marketing. 

Essas ações vão exigir modelos de monitoramento diferenciados. Conforme a abordagem e possibilidades, as tags serão utilizadas de forma personalizada para atingir os objetivos estabelecidos pela equipe de marketing.

Nesse artigo, você conheceu o Gerenciador de Tags do Google e algumas possibilidades para empregar no seu e-commerce. Com o GTM, o time de marketing amplia as estratégias e realiza o monitoramento de diferentes métricas que impactam na atração e retenção de leads.  Além disso, o acompanhamento é importante para conhecer os padrões de consumo e comportamento do usuário. Assim é possível tomar decisões e traçar novas metas para alcançar melhores resultados.

Quer saber outras estratégias para aprimorar as vendas do seu e-commerce? Converse com a nossa equipe.

Notícias relacionadas

WhatsApp chat