Estratégia com Influenciadores: é possível fazer com pouco investimento?

A estratégia com influenciadores tem se tornado cada vez mais comum no mundo das marcas, principalmente para as empresas de moda. Ter influenciadores ou blogueiros representando e divulgando o produto de uma marca pode torná-la mais conhecida no mercado e gerar boas vendas.

“Mas esse tipo de ação não é para mim” ou “influenciadores são muito caros”, são frases que você deve estar pensando neste momento ou já deve ter pensado. Não é mesmo?

Acredite! É possível criar uma estratégia com influenciadores com pouco investimento. Vamos falar sobre isso neste artigo. Confira!

O que são influenciadores?

 

Estratégia com Influenciadores

 

Parece óbvio que todos já tenham ouvido falar em influenciadores, mas muita gente ainda não sabe quem são essas pessoas, como vivem, do que se alimentam…

Brincadeiras à parte, influenciadores digitais são pessoas que utilizam suas redes sociais para se comunicar, compartilhar conteúdo e disseminar informação. Fazem isso por meio de suas experiências de vida e, dessa forma, acabam influenciando as pessoas que os seguem. Isso quer dizer que o seguidor confia no conteúdo e na informação que é compartilhada por aquele perfil.

Por esse motivo, quando um influenciador digital divulga um produto, suas vendas ou procura podem aumentar exponencialmente. Todas as pessoas influenciam seu círculo de amigos ou conhecidos de forma indireta. Quando você compra um produto e recomenda para o vizinho está exercendo seu poder de influência. A diferença é que o influenciador digital fala para um grupo maior de pessoas ao mesmo tempo.

A partir de quantos seguidores um perfil pode ser considerado como influenciador?

 

estratégia com influenciadores

 

Isso é bastante relativo. Algumas empresas exigem um número mínimo de seguidores para fazer parceria. Enquanto que outras preferem considerar o engajamento que o perfil tem com o seu público. O Twitter, por exemplo, recomenda para seus anunciantes perfis de influenciadores menores, mas que conversam com nichos específicos. São os chamados micro influenciadores.

Por exemplo, se a sua empresa vende meias especiais para cachorros que têm algum tipo de alergia nas patas, não faz sentido contratar uma influenciadora que tem mais de 500 mil seguidores, mas sim aquela que tem um perfil exclusivo sobre o assunto “cachorros com alergias nas patas”.

Com isso, acaba sendo mais fácil negociar um investimento menor com o influenciador e ter um retorno maior. Afinal, sua marca vai contratar uma influenciadora que tem um público menor, mas vai conversar com quem precisa do produto. Veja a seguir outras dicas para aplicar em sua estratégia com influenciadores e reduzir os custos.

5 dicas para uma estratégia com influenciadores com baixo investimento

 

estratégia com influenciadores

1. Números não são tudo

Quanto mais seguidores um perfil tem, mais caro será fazer uma estratégia com o influenciador. Isso é um fato. Nesse caso, procure por influenciadores menores, mas que se relacionam melhor com a sua marca. Se a sua loja fica em uma região específica, por exemplo, procure um influenciador que mora próximo ou frequenta e fala bastante da cidade.

2. Estratégia com influenciadores é investimento

É um investimento, pois o objetivo é que a sua empresa tenha retorno financeiro ou de reconhecimento da marca com a estratégia. Por isso, alguns passos são importantes antes de negociar:

  • Faça uma pesquisa de influenciadores e selecione algumas opções;
  • Faça uma pesquisa de mercado, veja quanto aquele perfil de influenciadores costumam cobrar;
  • Defina um valor que considere justo para a sua marca e para o influenciador;
  • Entre em contato com agências de influenciadores, diga seu objetivo e orçamento para a ação.

 

Você também pode contratar uma agência de marketing digital para ajudar com essa intermediação. As agências são mais experientes e podem te orientar da melhor forma, além de cuidar da parte mais burocrática e técnica, como a avaliação dos perfis e números, por exemplo.

3. Use outros recursos

Popularmente falando, você pode oferecer uma permuta. Procure por um influenciador que trabalha dessa forma, pois muitos não fecham permuta e essa é uma prática mais comum entre os profissionais que têm menos seguidores.

O valor cobrado pode ser revertido em produtos da sua loja. Atente-se para definir exatamente o que o influenciador precisa entregar e como serão os pagamentos das permutas. Isso quer dizer se ele pode retirar os produtos de uma única vez ou mensalmente, etc.

4. Invista no potencial

Tem muita gente produzindo conteúdo e que ainda não é considerada como influenciadora. Observe os perfis de clientes que seguem a sua marca, busque pelas hashtags aqueles que falam do seu segmento e veja quem são os usuários que seus clientes seguem.

Um potencial influenciador pode estar nesse meio e ajudar a alavancar a sua marca. Além disso, a sua empresa pode ser uma das primeiras a investir naquele influenciador que vai ser bastante dedicado a oportunidade.

5. Faça um combo

Ofereça mais de um benefício para o influenciador trabalhar com a sua marca. Talvez parte do pagamento em dinheiro e a outra em permuta, participação em eventos, ser estampado nos materiais de vendas da empresa ou até se tornar um embaixador.

Os influenciadores gostam de ter suas imagens expostas. Principalmente se for em locais com muita divulgação. Essa pode ser uma alternativa vantajosa para os dois lados.

 

estratégia com influenciadores 1

 

A estratégia com influenciadores é uma ação relativamente nova, muitas pessoas ainda não sabem como funciona, tanto lojas, quanto os próprios influenciadores. Por outro lado, vem se mostrando como uma ótima alternativa, pois é mais econômica e acessível até para marcas menores.

Para evitar qualquer tipo de problema, falha de comunicação e até questões jurídicas, o ideal é sempre contar com um profissional para acompanhar o processo, orientar e cuidar de todos os detalhes. A DNA Comunicação pode te ajudar a encontrar o influenciador ideal para sua marca, te orientar com todas as etapas da contratação e ainda criar a melhor ação para o seu negócio. Entre em contato conosco!

Notícias relacionadas

Fazer escolhas conscientes em relação a essas ferramentas pode...
WhatsApp chat