7 práticas que prejudicam a imagem da marca

Criar uma boa reputação é um dos processos mais importantes e mais difíceis para as empresas. A imagem da marca é construída ao longo do tempo, com base nas atitudes e posicionamentos da empresa. Porém, basta um pequeno deslize para que tudo que foi construído desça ralo abaixo.

A imagem da marca é sensível e, mesmo quando construída com consistência, corre o risco de ser prejudicada. Todos os dias, diversas marcas cometem erros que vão minando sua imagem, sem perceber. Neste artigo, vamos mostrar quais são esses erros para que você possa evitá-los. Confira!

Imagem da marca: 7 práticas que você deve evitar para não prejudicar a sua

7-práticas-que-prejudicam-a-imagem-da-marca

Manter uma prática diferente do discurso

Talvez esse seja o erro mais comum e frequente entre as empresas. Manter uma prática diferente do discurso, quer dizer que a empresa defende uma ideia ou posicionamento publicamente, mas age de forma diferente.

Um bom exemplo são as marcas que fazem campanhas afirmando valorizar os colaboradores, mas tratam os colaboradores de forma desumana ou exploradora. A marca corre o risco de ser denunciada ou ter suas atitudes divulgadas para a imprensa, fazendo com que o cliente tenha conhecimento dessas práticas.

Além disso, fora da empresa, os colaboradores vão fazer críticas que podem chegar aos clientes.

Não ouvir as reclamações dos clientes – ou fingir que ouve

O cliente faz uma reclamação, o funcionário anota e leva para a gestão, mas nada é feito para corrigir o problema. Comportamentos como esses, mostram para o cliente que a empresa não se preocupa em melhorar o seu serviço. Com isso, o cliente vai acabar procurando a concorrência e ainda vai falar mal da marca para os conhecidos.

Não ser transparente

Os clientes valorizam a transparência das empresas. Houve mudanças nos preços? O ideal é explicar que a empresa está investindo em processos mais avançados e em melhorar a qualidade – sempre que for o caso.

Muitas empresas fazem alterações em suas estruturas e não mantêm os clientes informados ou pior, agem de forma desonesta e tentam esconder do cliente. Porém, a falta de transparência pode ser facilmente percebida.

Pagar para que falem bem da marca

Não há nada de errado em publicidade, desde que sejam devidamente sinalizadas. O problema está em pagar para que uma personalidade fale da marca, sem mencionar que está recebendo para isso. Além de ser ilegal e antiético, prejudica a imagem da marca. O cliente se sentirá enganado e vai concluir que o produto não é de qualidade.

Envolver-se em debates desnecessários

Já vieram a público reações negativas que as marcas tiveram às críticas dos clientes, ofendendo ou respondendo de forma ríspida. A empresa pode até achar que não precisa daquele cliente ou que o usuário é, na verdade, um hater. Porém, a maneira com que ela responde e se posiciona diante de uma crítica ou um comentário ofensivo também reflete em sua imagem.

Mentir sobre seus produtos

Vender um produto diferente do anunciado, fazer qualquer comunicação que possa deixar o cliente confuso ou ludibriá-lo é extremamente prejudicial para a marca. Atinge a reputação da empresa, pode fazer com que o cliente deixe de comprar. Além de prejudicar as vendas e o faturamento da marca.

Não cuidar da imagem da marca

Não cuidar da imagem da marca é um grande erro que as empresas cometem. O cuidado com a reputação da empresa, é uma estratégia, que envolve uma série de ações, com objetivo de manter a integridade da marca.

Monitorar o que está sendo falado e onde a marca está sendo mencionada, cuidar do discurso utilizado pelos gestores, alinhar a comunicação utilizada com o público, ter uma identidade visual representativa, entre outras ações fazem parte desse processo fundamental para a empresa.

Se a sua marca não executa nenhuma dessas ações, passou da hora de começar a pensar nisso com seriedade. Afinal, a imagem da sua marca não pode ser manchada, prejudicando os seus negócios. Não é mesmo? Converse com a nossa equipe e veja como podemos te ajudar com isso.

Notícias relacionadas

Conheça mais sobre as ferramentas de integração de atendimento...
O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma solução...
WhatsApp chat